Erros de um Ministro de Louvor
Entende-se ministro de louvor, todo aquele que tem alguma responsabilidade ligada a adoração através da música nas igrejas. Seja ele cantor ou músico, de alguma maneira está ministrando no coração das pessoas e no coração de Deus.
Este estudo tem objetivo de explanar os principais erros cometidos por nós, que dificultam a aproximação e manifestação do Espírito Santo no momento de nossa adoração.
É totalmente baseado num artigo do Pastor Ronaldo Bezerra, Líder nacional do ministério de louvor e adoração da Comunidade da Graça. Adicionei alguns comentários e enfatizei alguns assuntos.
Introdução
É importante entendermos algumas características da forma como as pessoas agem distintamente:
Tolo – comete erros, mas continua caindo nos mesmos erros. Insanidade é esperarmos resultados diferentes tendo as mesmas práticas;
Inteligente – comete erros, mas aprende com os próprios erros;
Sábio – aprende com os erros dos outros.
Se pudermos aprender com os erros dos outros é melhor, porém sabemos que nem sempre isso é possível. Errar é humano. Não podemos insistir no erro por não estarmos abertos para aprender com humildade, a fim de não cometer mais as mesmas falhas. Os erros que serão mencionados aqui servem para o nosso crescimento e amadurecimento no ministério.
Vejamos alguns erros que não devemos cometer:
1- Não se preparar musicalmente e espiritualmente para a ministração.
Devemos nos apresentar como obreiros aprovados. “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (2 Timóteo 2.15):
Aspecto espiritual
- É necessário oração e leitura bíblica diariamente. A base de todo ministério é a oração e meditação. O que se pode esperar de alguém que não medita e não ora? A.W.Tozer disse: “Nunca ouça um homem que não ouve a Deus”. Um ministro que não ora e não medita, deixa de ser um homem de Deus para ser um profissional do púlpito. Se desejamos ter um ministério mais ungido precisamos entender que o endereço da unção está no altar.
Aspecto musical
- É preciso realizar ensaios para que haja entrosamento;
- Ter uma lista definida dos cânticos; quando forem novos, providenciar cifras;
- Durante os ensaios a concentração deve ser total, evitando distrações, brincadeiras e conversas paralelas;
- Esteja atento às orientações, arranjos, rítmica, andamento, métricas, etc;
- Estude música. Muitas vezes a congregação “suporta” em amor a falta de técnica e afinação mínima dos que tocam e cantam.
Postar um comentário